Por quais motivos devo matricular meu filho/filha na aula de dança?

Por quais motivos devo matricular meu filho/filha na aula de dança?

A DANÇA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE

Por quais motivos devo matricular meu filho/filha na aula de dança?

Por Regiane Philadelpho

Você que é mãe, pai, avó, avô, tia, tio, madrinha, padrinho de criança já deve ter se feito essa pergunta para si mesmo: Mas peraí, por que cargas d'água devo matricular meu pequeno, minha pequena na aula de dança?

São muitas as dúvidas, receios, inseguranças e incertezas, mas calma! Respira, não pira e venha fazer as descobertas necessárias comigo do porque ao inserir sua criança no mundo da dança isso será sensacional para ela em diversos aspectos. Peguem esse ouro...

A dança é um exercício que envolve muitos aspectos. Além de ser uma atividade esportiva, também é uma atividade extremamente criativa e que exige o desenvolvimento de sua imaginação. Dançar é um meio de expressão, como a maioria das artes (música, pintura, entre outras). Ao ritmo da música, cada dançarino move seu corpo de acordo com suas próprias emoções.

Os dançarinos podem extravasar vivacidade enquanto cuidam da saúde. E como qualquer atividade esportiva, a dança também ajuda a reduzir o estresse acumulado na escola.

Alguma criança ranzinza por aí?  Fique sabendo que há uma melhora considerável do humor, devido a liberação de neurotransmissores relacionados à estabilização do humor. Crianças que dançam tendem a ter uma autoestima elevada e saudável, uma vez que as aulas de dança ajudam a aumentar a autoestima e a percepção de autoimagem, sendo a dança uma atividade que ajuda a criança a se sentir bem com seu corpo. As aulas de dança também são uma boa maneira das crianças se socializarem fora da escola. Nas escolas/academias de dança, todas as crianças precisam aprender a compartilhar o espaço, mediante o trabalho em equipe ser bastante desenvolvido dentro das salas, como por exemplo para poderem dançarem juntas com o objetivo da realização de coreografia em grupo. As aulas independentemente da modalidade/estilo de dança ajudam no condicionamento corporal, todos os músculos do corpo são trabalhados na dança, em particular os grupos musculares dos membros inferiores, abdômen e das costas são bastante fortalecidos durante as aulas. Pesquisas científicas associam as vantagens de movimentar o corpo embalado por um ritmo musical à prevenção de doenças e à melhoria no quadro clínico, quando já há um problema de saúde instalado.

Outro ponto importante a se destacar é a dança como via da melhora do desempenho escolar, pois o aluno explora sua capacidade de criar, de aprender e de se expressar, logo a dança contribui para o processo de aprendizagem, ajudando está criança diretamente na construção de seu conhecimento e no desenvolvimento de habilidades. A dança fomenta a queima de calorias. Sendo ótima opção de atividade para crianças com obesidade infantil. Em média, a dança é capaz de gerar um gasto calórico de no mínimo 200 calorias em 1 hora de prática, porém há variações entre as modalidades e a frequência. Vamos estimular suas crianças a dança, porque crianças que praticam atividade física quando pequenos geralmente levam esse bom hábito para a vida adulta, se tornando pessoas mais ativas e saudáveis. 

Senhores e senhoras responsáveis, seus pequenos e pequenas em uma aula de dança terão muitos alongamentos e sequências coreográficas, além de trabalho de flexibilidade, resistência e também de equilíbrio sendo está uma capacidade importante para o desenvolvimento infantil. Ao frequentarem as aulas com regularidade, as crianças aprendem a memorizar, ganham noção espacial, estimulam a circulação sanguínea, desenvolvem o sistema respiratório, ganham agilidade e melhora da postura. Outro grande motivo é o amor pela dança. É mais comum do que possam imaginar quando a criança por si só pede ao seu responsável para vê uma aula de dança ou até mesmo participar da mesma. Você acredita em amor à primeira vista? Pois bem, é possível que através de fotos, desenhos animados, filmes infantis e outros sua criança tenha se simpatizado de imediato com está arte. Caso aconteça incentive, pois sua criança está no caminho certo! Quer um breve resumo? Lhe dou! As crianças ainda estão na fase de crescimento, então uma atividade completa como a dança auxilia no desenvolvimento de habilidades e a evitar doenças como a obesidade infantil e o sedentarismo. Através da dança a criança cuida fortemente de sua saúde, relaxa, se diverte e descarrega energia. Pegue seus pequenos e corra para garantir uma vaga na aula experimental da escola ou academia de dança mais próxima de você!

Regiane Philadelpho é bailarina e coreografa.
Professora formada em Educação Física, Bacharel e
Licenciatura, pela Universidade Castelo Branco.

Instagram: @regianephiladelpho

Facebook: Regiane Philadelpho

Venha Catetear!