A Dança: Atividade Artística que Demanda Esforço Físico

A Dança: Atividade Artística que Demanda Esforço Físico

A DANÇA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE

A Dança: Atividade Artística que Demanda Esforço Físico

Por Regiane Philadelpho

Dançar é uma ótima e eficaz atividade para tonificar e fortalecer os músculos. Pode-se dizer que a dança é uma atividade artística que demanda esforço físico de atleta, uma vez que exige de forma específica e bastante intensa, movimentos repetitivos e aliados a grandes cargas horárias de aulas e ensaios, sem contar com as apresentações internas e externas.

O trabalho de fortalecimento muscular é de extrema importância afim de um  melhor desempenho e proteção a lesões. Falando em lesões, inclusive estas são temidas por quem dança, ao mesmo tempo ainda acontecem com grande incidência entre os bailarinos. Outra questão é a dieta balanceada, pois é um componente fundamental no fortalecimento muscular porque ela quem vai suprir as necessidades energéticas para a realização do treino de fortalecimento.

Agora você já sabe alguns dos benefícios que o fortalecimento muscular proporciona para quem dança. Convido-te a entender mais sobre o assunto. Vamos lá?

O fortalecimento muscular é o trabalho realizado com as fibras musculares para que essas ganhem mais força e resistência para a realização das atividades do dia a dia, assim como a prática de exercícios físicos. A ideia é que nosso corpo fique mais forte e menos suscetível a lesões.

Se pararmos para observar os dançarinos, dançarinas, bailarinos, bailarinas profissionais iremos perceber que a grande maioria possui músculos longos, magros e muito tonificados. Isso porque os movimentos da dança trabalham diversos grupos musculares, podendo ser específicos ou do corpo inteiro. Mas não pense que se trata apenas dos profissionais com anos de carreira não viu, pois você ou um praticante de dança por hobby que seja ao dançar funk ou zumba, por exemplo, estarão realizando  movimentos que estão o tempo inteiro acionando as fibras musculares do nosso corpo.

    A dança em si carrega consigo a grande eficácia para trabalhar os membros inferiores como pernas, coxas e glúteos. Todavia, existem também diversos exercícios com a proposta de trabalhar os membros superiores. Logo, podemos perceber que os grupos musculares são bastante fortalecidos durante as aulas.

     Desta forma, você pode aproveitar os benefícios da dança para emagrecer e tonificar também o abdômen por exemplo. E não tem jeito mais divertido do que dançar e conquistar uma barriga chapada, não é mesmo?

     E não se esqueça...

Precisamos enxergar e entender que estamos falando de um importante fator protetor, uma vez que a dança ocorre através do movimento do corpo e exige muito das estruturas do sistema locomotor como articulações, músculos e ligamentos

Regiane Philadelpho é bailarina e coreografa.
Professora formada em Educação Física, Bacharel e
Licenciatura, pela Universidade Castelo Branco.

Instagram: @regianephiladelpho

Facebook: Regiane Philadelpho