CRISTO DE CARNE E OSSO

CRISTO DE CARNE E OSSO
CRISTO DE CARNE E OSSO
 
Por Luiz Carlos Prestes Filho
 
Existem atores que não dominam a arte da equitação, nunca praticaram esgrima, não cantam, não dançam, não tocam um instrumento musical, não declamam poesias, não sabem o que é falar através da mimica e do gesto.

O compositor, músico, poeta, escritor, ator e profeta Altay Veloso, durante a encenação de sua obra "Alabê de Jerusalém", no Teatro Municipal de São Gonçalo, provou que como São Jorge sabe montar cavalo com a bravura de um guerreiro e sabe como empunhar uma arma com exatidão.

Em cena, feito um Charles Chaplin brasileiro, demonstrou que nos mínimos detalhes sabe como fazer o uso da mímica e do gesto para guiar o olhar do público. Público que durante uma hora e vinte minutos não desgrudou do palco.
 

Altay Veloso em cena no Teatro Municipal de São Gonçalo
Alabê de Jerusalém - DVD completo:  https://www.youtube.com/watch?v=WMMdQebu-Wc
 
Altay Veloso, com a direção  de Jayme Periard, trouxe o drama sobre a trajetória de Jesus Cristo contada a partir do ponto de vista de um negro africano vindo de Daomé, com perfeita narrativa ecumênica sobre o amor de Cristo pela humanidade. A personagem celebra o respeito pela diversidade, pelo sincretismo religioso da cultura afro-brasileira. Pede para os expectadores olharem para o planeta Terra como um templo sagrado.

Nos rios e nos oceanos, nas planícies e nas montanhas, nas florestas e nos bosques, para Altay Veloso, reside a beleza e a harmonia que vai salvar a humanidade das guerras e dos conflitos.

 

 Altay Veloso e Jayme Periard
 
Não vi um olhar sem significado deste ator genial em cena. Todos poemas e canções estão em perfeita harmonia com a proposta da montagem. Suas mãos expressaram o mais profundo sentimento de amor. Toda misancene criou uma atmosfera que me levou a Jerusalém de 2.000 mil anos atrás. Sem expor a imagem de Cristo, Altay Veloso, fez a todos ver Cristo de carne e osso.

Vamos ficar atentos para as produções que a Secretaria Municipal de Cultura de São Gonçalo, liderada pelo Beto Baiano, vai levar para o Teatro Municipal da Cidade nos próximos anos.

O Teatro Municipal de São Gonçalo fica na rua Dr. Felíciano Sodré, 100 - Centro, São Gonçalo - RJ, 24440-440

www.https://www.saogoncalo.rj.gov.br

 

Altay Veloso e Luiz Carlos Prestes Filho

Luiz Carlos Prestes Filho é diretor e roteirista de filmes documentários para Televisão e Cinema, formado pelo Instituto Estatal de Cinema da União Soviética, hoje Rússia. Pesquisador do tema "Economia da Cultura", também atua como compositor e escritor. Membro efetivo da diretoria do PEN Clube do Brasil.