DANÇATERAPIA - VOCÊ SABE O QUE É?

DANÇATERAPIA - VOCÊ SABE O QUE É?

DANÇATERAPIA - VOCÊ SABE O QUE É?

Por Regiane Philadelpho 

Além de ser um exercício físico excelente, dançar é terapêutico! Já chego carregada de spoiler nesta afirmação certeira. Será que você está preparada para está conversa? Se sim ou se não, te faço o convite para entender mais sobre Dançaterapia no dia de hoje. Garanto que será valido descobrir está possibilidade e desvendar este mundo através da leitura. Vamos lá! 

Pelo menos alguma vez na vida você já deve ter ouvido ou lido que a dança te ajuda fazendo bem para sua saúde física e mental. Certo? Da mesma forma que pelo menos alguma vez na vida você já deve ter ouvido ou lido que a psicologia te ajuda fazendo bem para sua saúde mental, emocional e até mesmo a saúde  geral uma vez que ajuda também a compreender uma doença mais grave ou aconselhar famílias que estão passando por separação por exemplo. Certo? Reparou como ambas contribuem visando o bem estar diário das pessoas, o bem mais precioso que você tem que se chama saúde?

Quando há alguma questão em relação ao seu peso, o nutricionista é procurado. Quando surge uma dor de dente, com rapidez marca-se o dentista. Quando há alguma dificuldade em relação aos ossos, logo é acionado o ortopedista.  Agora, quando o problema é emocional, muitas pessoas resistem em procurar um psicólogo por preconceito. Mesmo nos dias de hoje, ainda se escuta dizer que “quem precisa de psicólogo é louco”. Parecido ocorre com a dança ainda se ouve muito dizer, por exemplo, que “dança não é para todos”, entre muitas outras objeções.

Que com a leitura de hoje sejam quebrados tabus e seja mostrado para você como a dança aliada a psicologia pode fortemente ajudar no cotidiano das pessoas.

Você provavelmente já imaginou que se trata de uma terapia da dança, e imaginou certo, pois realmente se trata de uma técnica psicofísica. Trago mais detalhes, nada mais é do que uma ferramenta terapêutica por meio da expressão corporal e dos semblantes realizados, onde mediante a isso é possível concentrar-se na conexão entre a mente e o corpo e liberar as tensões acumuladas colocando para fora aquilo que está prejudicando o seu desenvolvimento pessoal.

Essa terapia expressiva une a dança e a emoção da música em encontros de cerca de uma hora nos quais os participantes se expressam dançando. Vale ressaltar que os envolvidos se movimentam livremente uma vez que não há passos ou coreografias, e olha que interessante se movimentam com base em estímulos táteis (tecidos, tapetes, toalhas). O som fica por conta de músicas de gêneros variados, barulho da rua e sons da natureza por exemplo.

Vamos entender mais a fundo?  Há uma reação de como a mente se comporta ao escutar cada música e o praticante consegue identificar o que está trazendo desconforto ao mesmo tempo em que expressa tal incômodo por meio dos movimentos, ou seja, o praticante entra em contato com suas dificuldades, externalizando-as. Para você ter noção ocasiona, por exemplo, a ativação de diversas funções importantes para o nosso desenvolvimento, como as memórias afetivas, socialização, cooperação, atenção e concentração.

Justamente por fornecer reações físicas e psíquicas, é uma forte aliada ao tratamento de inúmeras doenças como a depressão, esquizofrenia, ansiedade, algumas fobias, Parkinson, estresse pós-traumático, deficiências físicas e ajuda pessoas com TEA (transtorno do espectro autista). Sendo indicada até em sessões para reabilitação.

O profissional responsável da prática reconhece as características do movimento do aluno para ter uma consciência do que está sendo executado percebendo, por exemplo, se o movimento está sendo executado de forma que esteja expressando ternura, suavidade, doçura e sentimentos delicados ou se caso se apresenta de uma forma exagerada, rápida, rude, grosseira, repleto de aspereza.

Através da dançaterapia é promovido  um processo profundo de autoconhecimento. Como conecta corpo e mente, inevitavelmente trás consigo benefícios diversos para essas duas áreas. No corpo, a dançaterapia ajuda na coordenação motora, otimiza a flexibilidade, postura, desenvolve habilidades psicomotoras nas crianças, melhora o equilíbrio além da condição muscular e articular. Já na saúde mental, a dançaterapia proporciona benefícios terapêuticos como combate ao estresse, melhora na autoestima, equilíbrio da mente, lucidez mental, liberação de tensões, incentiva a harmonia e ajuda na socialização.

Agora que você já adentrou pelo mundo da dançaterapia consegue entender agora que movimentos criativos nos ajudam a vencer limitações?  E ainda contribui  para a descoberta de um novo possível  talento, porque não? Afinal de contas a dança encanta! Mas o  importante mesmo é se jogar, se doar e se permitir vivenciar a sensação de que cada combinação de passos e melodias te levará a um novo lugar. Entenda, é sobre a chave para abrirmos o nosso mundo de dentro, é sobre liberdade!

Regiane Philadelpho é bailarina e coreógrafa. Professora formada em Educação Física, Bacharel e Licenciatura, pela Universidade Castelo Branco.
Instagram: @regianephiladelpho

Facebook: Regiane Philadelpho