FÉRIAS DAS CRIANÇAS E AGORA? - por Regiane Philadelpho

FÉRIAS DAS CRIANÇAS E AGORA? - por Regiane Philadelpho

FÉRIAS DAS CRIANÇAS E AGORA?

logo

FÉRIAS DAS CRIANÇAS E AGORA?
BRINCADEIRAS DANÇANTES PARA TODA A FAMÍLIA

Por Regiane Philadelpho

A época das férias escolares, e até mesmo das escolas de dança estão se aproximando. Para alguns responsáveis, as férias representam um momento complexo, que altera e muito a rotina. Mas você que tem criança e/ou adolescente em casa não precisa se desesperar, pois adaptações planejadas na rotina e boas ideias na manga tornam sim possível transformar as férias dos
pequenos em um grande tempo de qualidade em família. Lembrem-se mamães e papais, que justamente neste período são ótimos os momentos para fortalecerem os laços afetivos com seus pequenos.

Pasmem, mas o dilema e lema de muitas famílias cada vez mais têm sido “com o que ocupar as crianças hoje?”. E é pensar um dia de cada vez! 


Lhe entendo senhor e senhora responsável, que haja criatividade para manter crianças e adolescentes em casa, 24hs por dia sem ter as horas de escola como aliada deste tempo ocioso. Também compreendo que tudo se complica uma vez que ainda estamos em tempo de covid 19, onde as possibilidades de viagens e passeios ficam limitadas. * Crianças possuem energia de sobra para gastar, então nessas férias não ocupe sua criança somente com televisão, filmes, jogos no celular ou tablet. É importante que não só as crianças, mas também os pais compreendam o quanto se exercitar, correr, brincar, conversar e interagir é imprescindível para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.

Te ajudo, trazendo soluções! Afinal de contas cultivar a cultura do movimento dançando, se divertindo e sem sair de casa não seria ruim, não é verdade? Arraste os móveis da sala ou vá para o quintal, reúna toda a família e vamos lá. A seguir, você irá conferir ideias de brincadeiras dançantes para criançada e toda família se divertirem juntos nessas férias. A dança das cadeiras é uma brincadeira tão popular, que não precisaria nem colocar as regras para você, não é verdade? O que você não sabe, mas vai descobrir agora é que há diversas variantes da brincadeira e que são muito divertidas.

Dança das cadeiras


Esta é a versão mais popular. E tradicional? É! Mas mesmo assim vamos refrescar a memória, vamos de explicação participantes ficam em pé, rodando e dançando em volta de uma fila de cadeiras, ou com as cadeiras arrumadas em formato de círculo. A música flui enquanto a brincadeira rola e uma pessoa fica responsável por parar a música. Quando isso ocorre, todos devem sentar na cadeira mais próxima. Mas atenção, pois aquele que não se senta, sai do jogo. Ganha o único que consegue se sentar todas as vezes que toca a música.


Dança das cadeiras do Saci


A regra é a mesma do clássico Dança das cadeiras. No entanto, todos devem rodar e dançar em um pé só. Será um desafio e tanto em? Ativem o equilíbrio!

Dança das cadeiras com bexiga

As cadeiras deverão estar arrumadas assim como na forma tradicional da brincadeira. Em cima de cada cadeira deverá haver uma bexiga. Quando a
música parar, todos os participantes da família deverão procurar uma cadeira, sentar-se e estourar a bexiga.


Dança das cadeiras cooperativa


As cadeiras permanecem como a dança das cadeiras de costume. A diferença desta vez é não eliminar nenhum participante, só cadeiras. Como assim? Te explico! A cada rodada, você retira uma cadeira e, ainda assim, todos deverão se sentar como puderem: no colo, no braço da cadeira, deitado sobre os colegas, entre outros. Não haverá vencedores, mas a diversão e boas gargalhadas serão garantidas.

Dança das cadeiras as cegas

Desta vez, as cadeiras serão espalhadas com bastante espaçamento entre elas por todo o local onde se fará a brincadeira. A família deverá se dividir em dois grupos, um que participá da brincadeira dançando e um outro que participará guiando do lado de fora. Os participantes que estarão dançando vão estar com os olhos vendados, sendo guiados pelos jogadores da outra equipe. Vale guiar dizendo "vá para direita", "para esquerda", "dê dois passos para frente", dê um passo largo para trás", "está quente, perto da cadeira", "está frio, longe . da cadeira", entre outros. Use a criatividade! A equipe que estará a procura das cadeiras, além de estarem dançando e de olhos vendados terão mais um desafio que é conseguir ouvir o seu ajudante, identificando a voz do mesmo para entender qual direção deverá ser seguida. Atenção e audição apuradas serão fundamentais, pois todos os participantes da equipe que guiam estarão falando juntos, literalmente ao mesmo tempo.

Caso não tenha muitas cadeiras em casa ou na falta total delas não se preocupe, pois não será desculpa para não realizar a brincadeira viu. Você poderá usar no lugar de cadeiras, poltronas, puffs, bancos, almofadas, colchonetes. Também poderá ser usado bambolês no chão, que no contexto da dinâmica você precisará entrar dentro deles. Outra opção é ter objetos diversos no chão, que ao invés de precisar sentar você precisará apenas pega-los com as mãos.

Caso não tenha muitas cadeiras em casa ou na falta total delas não se preocupe, pois não será desculpa para não realizar a brincadeira viu. Você poderá usar no lugar de cadeiras, poltronas, puffs, bancos, almofadas, colchonetes. Também poderá ser usado bambolês no chão, que no contexto da dinâmica você precisará entrar dentro deles. Outra opção é ter objetos diversos no chão, que ao invés de precisar sentar você precisará apenas pega-los com as mãos.

Regiane Philadelpho é bailarina e coreógrafa.
Professora formada em Educação Física, Bacharel e
Licenciatura, pela Universidade Castelo Branco.

Instagram: @regianephiladelpho

Facebook: Regiane Philadelpho