1789 e 1935
1789 e 1935

Luiz Carlos Prestes Filho
Catetear Notícias
![]()
O termo “inconfidência” significa infidelidade ou traição. Pois foi com esta palavra que os colonizadores portugueses batizaram a Revolução Mineira de 1789, que buscava a independência do Brasil e a instalação da República. Virou Inconfidência Mineira.

Autos da Devassa em publicação da ALMG
| “ |
"Em 1936, quando foi assinado o decreto nº756/A, que determinava a publicação dos autos do processo da Inconfidência Mineira e todas as outras peças existentes em arquivos relativos àquele fato histórico, não aconteceu a rejeição institucional à palavra que significa infidelidade e traição. O governo do fascista de Getúlio Vargas, no seu esforço de fundar o Museu da Inconfidência em Ouro Preto, capital da revolta, não questionou a semântica da palavra. Afirmou, como afirmamos até os dias de hoje, que Tiradentes foi um 'inconfidente', ou seja, um traidor.” |
Quando lemos os autos do processo judicial contra os revolucionários de 1789, publicados como Autos da Devassa, logo no início nos deparamos com a carta-denúncia de Joaquim Silvério dos Reis que afirma: “Fui convidado para a sublevação que se INTENTA prontamente”. Mais adiante, ao longo dos 11 volumes, esta palavra escrita várias vezes pelo traidor de Tiradentes será conjugada: intento, intentou, intentona. Que significa a realização de um ato insensato ou cometimento temerário. Interessante como esta palavra, de pouco uso, migrou dos Autos da Devassa, de 1789, para os Autos dos processos de julgamento dos participantes do Levante Antifascista de 1935, liderado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL).

No ano de 1937, Vargas e sua turma de torturadores e assassinos, como Felinto Müller, inauguravam o Museu da Inconfidência; o presidente de honra da ANL, Luiz Carlos Prestes, estava preso, sendo julgado pelo Tribunal de Segurança Nacional; e o Levante Antifascista de novembro de 1935 seria denominado “Intentona Comunista”.

Museu da Inconfidência em Ouro Preto, Minas Gerais
Entendo que chegou o momento de denominar o Museu de Ouro Preto como Museu da Revolução Mineira. Considero que o termo Conjuração Mineira não reflete o espírito de rebeldia daqueles brasileiros do século XVIII.

| “ |
"Também, devemos extinguir dos livros de História a denominação: Intentona Comunista. Há 90 anos aconteceu no Brasil o primeiro levante antifascista no mundo. Seu significado é gigantesco. Demonstra que o povo brasileiro, quando necessário, é capaz de atos de heroísmo em nome da humanidade. Aquele levante que completa 90 anos veio antes mesmo da Guerra Civil Espanhola, que combateu o criminoso regime do General Franco, este que teve apoio da Alemanha Fascista de Hitler entre os anos de 1936 e 1939.” |
A luta da ANL não foi em vão. Pois, em 1942, o Brasil declararia guerra à Alemanha Fascista e enviaria o Corpo Expedicionário Brasileiro, com 25 mil soldados, para a Europa defender a democracia e a liberdade, numa das frentes da Segunda Guerra Mundial. Em 1945, seria assinada a anistia para os presos e exilados políticos (inclusive para os participantes do Levante Antifascista de 1935); seriam estabelecidas relações diplomáticas com a União Soviética; anunciada a Constituinte com eleições livres e a legalização de todos os partidos políticos, inclusive do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
![]()
Luiz Carlos Prestes Filho é diretor de cinema, jornalista, poeta e compositor



