CACHAÇA E AZEITE - Roseane Yampolschi

CACHAÇA E AZEITE - Roseane Yampolschi
CACHAÇA CEREJEIRA E AZEITE DE DENDÊ
 
Por Luiz Carlo Prestes Filho*
 
Tive a honra de entrevistar Roseane Yampolschi para a série de entrevistas “Compositoras e Compositores do Brasil”, em 2020. Naquela ocasião, para realizar a as perguntas, estudei sua trajetória e ouvi as obras dela disponíveis nas plataformas digitais. Fiquei intrigado do porque seus trabalhos ocupam tão pouco espaço no imaginário musical do Brasil. Recentemente, ao ouvir a apresentação, realizada dia 30 de dezembro de 2021, pela orquestra Sinfônica de Sergipe, sobre a regência do maestro Guilherme Mannis, mais uma vez me fiz a mesma pergunta.
 

Dendê
  
A obra em pauta, “Entre Roda e Canção” (2021), está tecnicamente perfeita e tem preciosa execução. O Movimento nº1, “Expressivo” (3 minutos de duração), nos leva para um lirismo arrebatador. As ondulações sonoras do tema nos guiam por campos de beleza. Como tenho conhecimento das raízes romenas de Yampolshi, visualizei na memória as paisagens daquele país que um dia visitei.
 

O Movimento nº1, “Expressivo” (3 minutos de duração), nos leva para um lirismo arrebatador. As ondulações sonoras do tema nos guiam por campos de beleza. Como tenho conhecimento das raízes romenas de Yampolshi, visualizei na memória as paisagens daquele país que um dia visitei.

 
O Movimento nº2, “Alegre, com graça e preciso” (4 minutos de duração), tem um colorido diferente. O tema brinca com o nosso imaginário, nos traz o leve sorriso de uma criança.

Cerejeira

Para mim, Roseane Yampolschi juntou nessa sua obra um tanto de Cachaça (curtida em barril de cerejeira) e outro tanto Azeite de Dendê. Dois elementos que não se misturam, mas que estão num mesmo recipiente. O Movimento nº1 tem cor, textura e sabor diferente do Movimento nº2. Mas por vontade da compositora tudo está harmonizado.
 
Aplausos!
 
*Luiz Carlos Prestes Filho é escritor, jornalista e diretor de filmes documentários