A IMPORTÂNCIA DO COQUE NAS AULAS DE BALLET

A IMPORTÂNCIA DO COQUE NAS AULAS DE BALLET

A IMPORTÂNCIA DO COQUE NAS AULAS DE BALLET

Por Regiane Philadelpho

Por que é necessário o coque no cabelo? Por que a bailarina usa o coque? Já se perguntaram isso? Já digo de antemão que são perguntas frequentes de mamães, papais e familiares das pequenas bailarinas, assim como das próprias bailarinas independente da idade viu, das pequenas até as mais adultas. Olha, a única coisa que dá para adiantar de imediato é que o coque vai muito além de ser estética e tradição. Mas afinal de contas o que é um coque? Para você que não sabe, o coque consiste em ser um penteado muito conhecido de visual sofisticado. O coque pode transitar entre os mais simples e os elaborados, uma vez que são diversas as possibilidades de coques que são possíveis de serem feitos, uns tidos até mesmo como uma verdadeira obra de arte de tão elaborados e divertidos que são. Mas atenção, cada lugar é um lugar e possuem suas regras, neste caso consulte a sua escola ou academia de dança para saber se somente será possível usar coques tradicionais ou se os mais divertidos também possuem passe livre.

E acreditem é realmente a melhor opção para os dias mais quentes, são nestes dias inclusive que as bailarinas agradecem pelo coque existir. Ouso dizer até que bailarinas nos dias de calor intenso usam coque para as aulas e apresentações de Ballet e muito mais que isso, esticando para a escola, atividades extras, faculdade, trabalho, festas. Vamos falar a verdade? Para todas as ocasiões possíveis. Quem nunca? 


Dito isso, vamos logo desvendar este mistério! Vamos de lista em relação a importância do coque nas aulas de ballet:

- Desconcentrar a bailarina em meio a aula ou até mesmo no palco não tá com nada, não é mesmo? Por isso os fios de cabelo precisam estar bem penteados envolvido em coque, pois o mesmo quando bem feito possui o poder de evitar que os cabelos caiam no rosto. Quando há fios de cabelo caindo sobre o rosto e olhos principalmente é evidente que é tirada automaticamente a concentração da bailarina. Com o foco dispersado começa haver dificuldades diretas na execução dos exercícios e passos propostos principalmente nos que dizem respeito a senso de direção como por exemplo saltos, giros e deslocamentos. Perceba que a conversa é muito sobre segurança também, afim de evitar acidentes mediante as questões citadas.

- Evita vícios motores, principalmente na fase infantil. Pode ocorrer com crianças que por exemplo ficam tirando a franja do olho ou colocando o cabelo atrás da orelha repetidamente.

Por incrível que pareça o coque ajuda até mesmo na disciplina, pois está ligado à estética do ballet. Logo, traz a essência de organização, higiene e também de respeito ao professor. Perceba comigo, é estimulado a vivencia de uma rotina onde é necessário dedicação de tempo para que as bailarinas se cuidem, se preparem, se organizem, para estarem com tudo em ordem para a aula.

- O coque é indispensável, mediante a visualização do professor em relação a bailarina no que diz respeito a uma leitura clara da cabeça, pescoço, colocação das costas, dos ombros, ou seja, da postura e alinhamentos corporais.

Sentiu o poder do coque?

Regiane Philadelpho é bailarina e coreógrafa.
Professora formada em Educação Física, Bacharel e
Licenciatura, pela Universidade Castelo Branco.

Instagram: @regianephiladelpho

Facebook: Regiane Philadelpho