Qual Modalidade de Dança Escolher para a Criança

Qual Modalidade de Dança Escolher para a Criança

Qual Modalidade de Dança Escolher para a Criança?

Por Regiane Philadelpho

Se você decidiu matricular sua criança pequena ou até um pouco mais crescida em aulas de dança, parabéns ótima decisão a primeira etapa foi concluída. Mas nem sempre é fácil escolher de fato em qual modalidade de dança realizar a inscrição.

 A dança é uma atividade bastante ampla: ballet, jazz, hip hop, dança contemporânea, dança cigana, zumba, danças latinas, forró, samba. Ufa, poderia ficar por linhas e linhas listando, são essas citadas e muitas outras. Eu lhe entendo se você fica em dúvida com esse leque de possibilidades e a insegurança bate na porta, ousaria até a dizer que beira a normalidade.

Sabe quando o usuário da Netflix, Globoplay ou Amazon Prime, por exemplo, leva mais tempo escolhendo o que assistir do que assistindo ao próprio documentário de fato? Eita a pipoca chega a esfriar, talvez a pipoca até acabe antes mesmo do filme começar viu. Sem falar naquela porcentagem de usuários que simplesmente desistem quando não acham nada interessante ou são vencidos pelo cansaço. Não deixarei está etapa lhe vencer pelo cansaço no mundo da dança, afinal seu filho precisa se movimentar, então vem comigo que você vai descobrir o que fazer agora mesmo!

1- Primeiro de tudo, vá até a instituição que oferece a atividade dança (escola de dança, academia de dança, academia de ginástica, associação, projeto) e se inteire de quais são as modalidades de dança disponibilizadas no local.

2- Nesta segunda etapa, certifique-se perguntando no local se há disponibilidade de vaga na turma de faixa etária de seu filho ou filha.

3- Em terceiro lugar, a regra básica é deixar sua criança escolher. E para isso a criança deve descobrir as diferentes danças antes de decidir. Oi? É isso mesmo produção? Sim, é isso! Mas como ficará na conta da criança aquela escolha tão difícil que já comentamos anteriormente?Respondo: pesquisando, assistindo pedaços de aulas, vendo vídeos, ouvindo o professor de dança.

4- Neste quarto momento, opte por aulas de descoberta de dança que são as famosas aulas experimentais. Geralmente em muitos lugares a aula experimental é grátis, justamente para a criança ter a vivência na prática, ainda sem compromisso, afim de testar todas as modalidades que agradam ou pelo menos uma grande parte delas.

5- Já estamos agora chegando próximo de concluir as etapas, o próximo passo é após a sua criança ter tido mais segurança com as experiências vividas, você é responsável realizar então a matricula na aula ou nas aulas de dança das modalidades que mais agradaram.

Ou seja, mães e pais do meu Brasil, qualquer que seja a atividade, a intenção inicial deve vir de seus filhos, de suas filhas. Forçar uma criança a fazer algo que não deseja pode frustrá-la e fazê-la odiar a atividade em questão tanto na infância como até mesmo na fase adulta. Mas é claro que nada impede que você ofereça a seus pequenos e pequenas diálogos e certas sessões de descobertas assim como foram citadas.

Regiane Philadelpho é bailarina e coreógrafa.
Professora formada em Educação Física, Bacharel e
Licenciatura, pela Universidade Castelo Branco.

instagram: @regianephiladelpho

facebook: Regiane Philadelpho