Síntese de uma Vida

Síntese de uma Vida

Foto: Arquivo Balé Manguinhos

logo

Luiz Carlos Prestes Filho

Exclusivo Catetear Notícias

Catetear

“Pra Sempre Elza” do Balé Manguinhos é um espetáculo-manifesto! Nele os princípios e as intenções desta organização não governamental que mais de uma dezena de anos trabalha para oferecer a sua comunidade desenvolvimento humano com perspectiva de crescimento intelectual e físico.

Sim, a cantora Elza Soares, que rompeu normas sociais de seu tempo, é a personagem central. Mas na cena não assistimos à cronologia de sua vida.

"No 'Pra Sempre Elza' crianças, adolescentes e adultos, profissionais e amadores, desafiam os padrões estéticos racistas da sociedade brasileira de hoje. O inconfundível estilo vocal rasgado da artista emoldura as coreografias que afirmam a força e a independência da mulher.”

Elza Soares

Não são explicitados os problemas financeiros que Elza Soares enfrentou em vida, nem as perdas familiares ou o alcoolismo de seu grande amor, Garrincha, um dos maiores ídolos do futebol brasileiro. Detalhe. Quando iniciaram a relação o jogador era casado. Razão pela qual a cantora foi acusada de ser destruídora de famílias.

Garrincha e Elza

O expectador é impactado a cada cena pelas denúncias das injustiças sociais presentes na comunidade de Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro e em todo Brasil.

"Dona Celeste Estrela de 85 anos no centro do palco representa a raiz que o Balé Manguinhos não deseja perder. Uma das primeiras moradoras de toda região, sua imagem é apaixonante. Com sorriso nos lábios e leve gestual ela cativa a plateia. Seu coração de mulher negra experiente direciona com sabedoria os passos das bailarinas e bailarinos. Sua imagem diz: Elza está viva.”

Celeste Estrela sentada em uma poltrona no meio de uma das ruas de Manguinhos

Celeste Estrela durante a gravação do filme: “Atrás não é mais o meu lugar”

"Fica evidente que em 2025 o Balé Manguinhos subiu mais um degrau em direção ao profissionalismo. No espetáculo danças urbanas, samba, jazz e o contemporâneo convivem em perfeita harmonia, mesmo quando o domínio do conhecimento técnico das artistas é diferente. 

Sala de aula do Balé Manguinhos

A coreografia de Nayanne Cavalcante, Nycollas de Abreu, Jhonata Lucas e David Medeiros e a direção artística de Dani Ornellas condensaram a síntese de toda uma vida.

Catetear

Luiz Carlos Prestes Filho é diretor de cinema, jornalista, poeta e compositor