Sebastião Mota, o profeta da floresta

Sebastião Mota, o profeta da floresta

logo

 

Sebastião Mota de Melo foi um líder espiritual, hoje reconhecido como um dos principais expoentes da religião do Santo Daime. Nascido no Amazonas no dia 7 de outubro de 1920, desde criança tinha experiências fora do corpo. No princípio da vida adulta, foi iniciado no kardecismo e começou sua trajetória de rezador e curador. Em 1965, conheceu Raimundo Irineu Serra, o mestre Irineu, e tomou o Santo Daime pela primeira vez, sendo curado de uma doença que o acometia há mais de um ano, para a qual a medicina tradicional não encontrava remédio.
 
Trabalhador incansável, padrinho Sebastião, como ficou conhecido, desenvolveu um modelo de vida comunitária em torno da religião do Santo Daime, bem como a missão de espalhar essa Doutrina pelo mundo afora. Atualmente, muitas Igrejas do Santo Daime em diversos estados brasileiros, bem como em outros países, devem sua existência à influência de Sebastião Mota.
 
O livro "O Evangelho segundo Sebastião Mota", de Alex Polari de Alverga, traz transcrições de entrevistas com o "Velho", nas quais o líder conta sua trajetória, dá conselhos e opiniões sobre a vida espiritual. Abaixo, alguns trechos da obra.
 

Sebastião Mota em um dos trabalhos de farda branca do Santo Daime

 
---
 
Nasci na mata, nela me criei. Não aprendi nada, mas o que aprendi me serve muito. Nela estou e não quero sair dela não, de jeito algum! Foi onde eu encontrei a minha Vida Eterna e não posso me esquecer por um só momento. O meu desejo é cada dia mais amor, mais perfeição nesse povo.
 
Contam tanta coisa, que eu fico até admirado. Mas é isso mesmo. O cara faz o rumo, vai começando, até que dá certo. E mexe com muita coisa que não tem nada a ver, conversa muito, escreve, anda pelo outro lado. Mas cada qual é um, tem o seu caminho próprio. No final, traça o rumo certo e chega.
 
Foi lá que recebi a minha saúde, no Santo Daime. E, durante toda a minha vida, eu só recebi coisas boas no Daime. Nele está a minha vida, e a de todo aquele que quiser. É só buscar e saber o que está buscando. Até o presente momento, o motivo da minha vida, a minha missão tem sido esta.
 
É uma luta muito séria. O sujeito, pra levar essa Doutrina, segura um grande peso, não é com facilidade, não é com dinheiro, não é com nada. É só com coragem que se pode levar.