Da Vala até a Beija-Flor
João Roberto Kelly e Neguinho da Beija-Flor
Da Vala até a Beija Flor
Por João Roberto Kelly
Na década de 1970, na TV Rio, apresentando o programa "Rio dá Samba" eu sempre contava com a presença da destaque da Escola de Samba Beija-Flor, Isabele Dantas. Quem sempre estava lá também era o Nelsinho, irmão do Anísio Abrão David, hoje patrono desta importante agremiação. Lembro quando veio, como nosso convidado, o Neguinho da Vala para cantar o samba "Olha o Camburão".
Neguinho da Beija-Flor na capa do disco vinil onde gravou a canção "Olha o Camburão"
Link para ouvir o samba:
https://www.youtube.com/watch?
“ |
OLHA O CAMBURÃO: Olha o Camburão ai gente! / Olha o Camburão, olha o camburão! / Esse grito foi dado pelo camarada / Numa calçada onde a rapaziada / Fazia graça gritando bem alto, em plena arruaça / O aviso chegou tarde, logo veio o camburão / Com muita diplomacia entraram no belo carrão / Chegando na delegacia / Fomos assinando uma averiguação / Olha o camburão, olha o camburão! / Na segunda-feira o Chico Besteira / Esperava a sua mulata faceira / Bem trajado e perfumado / Com a carteira recheada / E a carteira do trabalho não estava assinada / Logo veio o camburão levando o moço em cana / Pra falar pro delegado / De onde veio tanta grana / Olha o camburão, olha o camburão! /Já esta chegando a hora / Vou lá pra fora também / Pois, lá vem o camburão / Não devo nada a ninguém! / Olha o camburão, olha o camburão! |
O rapaz era bem jovem, discreto e, como é ainda hoje, muito elegante. Claro encantou a todos, em especial ao Nelsinho que o convidou a visitar a quadra de sua escola. Assim o Neguinho da Vala começou a virar - Neguinho da Beija-Flor de Nilópolis. O grande interprete que tanto amamos hoje. Desta maneira aquele apelido da sua pobre infância em Nova Iguaçu foi desaparecendo. Principalmente, após a histórica vitória da Beija-Flor com o enredo entoado pela sua voz: "Sonhar com Rei da Leão", em 1976.
João Roberto Kelly, o
Rei das Marchinhas, é compositor