Casa Ronco - Portinari, Drummond e o Defensor de Azul
Casa Ronco - Portinari, Drummond e o Defensor de Azul
Por Luiz Carlos Prestes Filho
Visitei Azul por conta do convite da amiga Maya Vena. Esta localidade, que fica a 275 km de Buenos Aires, é conhecida internacionalmente como Cidade Cervantina. Título conquistado no ano de 2007, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reconheceu que a extraordinária coleção de 500 edições de “El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de La Mancha”, do genial Miguel Cervantes, organizada por Bartolomé J. Ronco, é a mais original existente na Argentina.
A mesma tem um histórico, cultural, educacional, simbólico e material para toda a América Latina e para o mundo. Foi também, através de Maya, que é a titular da Secretária Municipal de Cultura, Educação, Esportes e Juventude de Azul, que consegui enviar para a Casa Ronco um exemplar do livro "D. Quixote", com poemas de Carlos Drummond de Andrade e desenhos do Cândido Portinari. O mesmo não constava do rico acervo.
Capa do livro "D.Quixote" e seus autores: Portinari e Drummond
Valeu retirar este livro de minha biblioteca particular e fazer a doação. A Casa Ronco realizou recentemente uma bela exposição a partir do mesmo. Na sala, em elegantes molduras e com iluminação apropriada, os visitantes puderam conhecer as 21 ilustrações que Portinari realizou a convite da Editora Olympio, no ano de 1956. Obras para as quais o poeta Carlos Drummond de Andrade escreveu 21 poemas.
Exposição de Cândido Portinari na Casa Ronco da cidade de Azul, Argentina
Durante a minha visita pude sentir o quanto no imaginário da população de Azul é presente a lenda do Cavaleiro Solitário. Muitas vezes parecia que o mesmo era visto como o defensor dos moradores. Voltado para o Rio de Janeiro escrevi um poema que foi ilustrado pelo meu saudoso amigo Avelino de Paula Gomes Neto e traduzido para o espanhol por Samara Portela e Federico Müller.
LUIZ CARLOS PRESTES FILHO: Cineasta, formado em Direção de Filmes Documentários para Televisão e Cinema pelo Instituto Estatal de Cinema da União Soviética; Especialista em Economia da Cultura e Desenvolvimento Econômico Local; Coordenou estudos sobre a contribuição da Cultura para o PIB do Estado do Rio de Janeiro (2002) e sobre as cadeias produtivas da Economia da Música (2005) e do Carnaval (2009); é autor do livro “O Maior Espetáculo da Terra – 30 anos do Sambódromo” (2016).
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